terça-feira, 29 de abril de 2008

A conversa de verão que esvaziou minha estante


Uma vez fui com minhas irmãs para um hotel na praia. Que praia era, não importa. E o hotel importa menos ainda. O que importa aqui são as pessoas que a gente conheceu lá. Na verdade o que importa mesmo é o que uma das pessoas falou para a gente lá. O contexto era esse: praia, verão, carnaval, amigos novos, conversas de bar, etc. Havia muitos casais entre esses novos amigos, e o que nos falaram veio justamente do único rapaz sem um par. Era estranho isso: ele não ter ninguém. Era um cara bonito, engraçadíssimo, divertido, boa companhia e tudo mais... Um daqueles dias estávamos eu e minhas irmãs conversando com ele sobre relacionamentos, e a dificuldade de encontrar alguém entre 6 bilhões de possibilidades que existem por aí. Eis que ele nos falou porque estava sozinho:


-Na minha vida sempre existiram várias mulheres. Eu sempre
gostei de colecioná-las. Se vocês me conhecessem há uns anos atrás eu
provavelmente estaria acompanhado de alguma delas. Isso mudou com o tempo. Não sei se foi a maturidade, os caminhos que segui, ou o quê, mas alguma coisa mudou em mim. Eu sempre guardava as meninas interessantes que ficava por que eu
pensava: "Eu poderia amar essa garota", mesmo que eu não estivesse gostando
dela, eu pensava: "Ela é atraente, interessante, engraçada... Eu poderia de fato
amá-la". Então eu a guardava na estante das meninas que eu poderia amar. O fato
é que eu nunca amaria aquela garota. Nenhuma delas. Eu as deixaria na estante
por anos e anos até encontrar a garota de verdade. E aquelas coitadas ficariam
ali, esperando o dia que eu me entregasse de verdade. Aquele dia nunca viria e a
garota teria perdido um belo tempo comigo, que nunca iria amá-la. Não sei quando
exatamente parei de colecionar garotas, mas agora ando só. Eu viajo muito e por
isso sempre conheço gente nova. Deixo portas abertas para um dia encontrar
alguém que me deixe sem respiração. Nunca mais eu penso em quem eu poderia amar, penso apenas se amo ou não. Se eu passo um belo tempo com uma pessoa, e não sinto que a vida seria um pouco mais sem graça sem ela, eu logo a deixo seguir
sua vida. Pode ser que eu seja um pouco frio ou insensível, mas é justamente o
contrário, eu estou poupando que ela perca mais tempo com a pessoa errada e
assim encontre quem vá amá-la como eu nunca iria.


Esse cara mudou minha vida. Nunca mais falamos com ele, nunca mais o vimos e nem sabemos como ele está, mas por causa dele, eu nunca mais pensei: “Poderia amar tal pessoa”. Não tenho estantes de possibilidades que nunca se tornariam opção. Ando só, mas tenho a certeza que também não estou na estante de ninguém.

6 comentários:

Maria Clara Moraes disse...

PS: Dedico este post à minha amiga Cacau. Ela sabe bem que é para ela... (Amo vc)

PS2: Nossa, mas não é que esse blog está ficando sério e poético?! Bianca, Karla, agora eu... Vamos ver oq virá da Marina agora!

Marina disse...

Devido à certos acontecimentos (traumáticos até)estou esvaziando minha estante aos poucos...e começando a andar só. Acho que dessa vez estou aprendendo, pode se orgulhar de mim. Obrigada pelo apoio de sempre, por tudo, mesmo. Lindo post...amei. Amo você!
Beijão!

William Maia disse...

Clara,

tenho que dizer: Você está cada dia melhor! Essa história de Blog te fez muito bem. Foi um jeito de botar pra fora todo esse talento, que às vezes você duvidava, mas sempre esteve lá.

Seu fã de verdade.

Bianca Bibiano disse...

concordo com o Will, essa minha amiga é poética mesmo...mas sinto dizer q não pretendo continuar com a seriedade...não faz meu estilo huahaua

sobre estantes...nunca tive uma, mas seguindo o raciocinio, tive muitos livros mal lidos...

enfim...amei o post.

Maria Clara Moraes disse...

aaaaiiiiiiiiiiiiiiiii!!! sem palavras... brigada gente... serio, obrigada mesmo... (L)
fiquei pouco feliz aqui viu hehe.
beijos..

Adriana Sandoval disse...

Clara,

To impressionada!!! Que maravilhoso isso que vc escreveu. Depois de ler aqui, até fui dar uma olhada no seu orkut e descobri lá a fonte! Outro blog com coisas lindíssmas que vc escreve! Parabéns! Não sabia que vc mandava tão bem assim com as palavras! Futuro promissor!
Parabéns!
Um beijo,

Dri