terça-feira, 1 de abril de 2008

A Crueldade da Natureza

De repente, você se lembra que esqueceu a torta de frango no fogão. Sai correndo para ver se ainda é tempo de salvá-la, mas quando abre a porta do dito-cujo: tarde demais, a torta queimou. Você tira a torta queimada do fogão (maldito!) e... cai aos prantos! Epa, cai aos prantos? Isso mesmo! E começa a se lembrar que ontem a Ana Lucia nem perguntou sobre o seu brinco novo, e se lembra que o cara do banco não deu a piscadinha de sempre, e também que seu frasco de perfume está no fim. Quando vai ver, é tanto choro que já não cabe mais no buraquinho dos olhos por onde saem as lágrimas. "Ok" -você pensa "melhor ir logo comprar absorventes."

Passamos aproximadamente 28 dias tranquilos, pacatos e serenos. Eis que chega então a visita da menstruação, que quase sempre vem acompanhada da famosa Tensão Pré-Menstrual. É choro que não acaba mais, depressão, fome, cólica, dor muscular, raiva, inchaço... são milhares de motivos para nos sentirmos feias e tristes.

Não se sabe ao certo os motivos exatos da TPM, mas a idéia mais bem aceita entre médicos e especialistas é que ela seja causada pela modificação que certos hormônios ligados ao ciclo menstrual causam em substâncias no cérebro responsáveis pelo humor das pessoas, como a serotonina e a endorfina. (Haja serotonina e endorfina para tanto mau-humor!)

N
os dias mais difíceis da TPM, aqueles em que dá vontade de andar armada, alguns truques para driblar a irritação podem ser: -Se entupir de chocolate sem culpa e com vontade! (O chocolate estimula a produção de serotonina, substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar.)
-Fazer bastante exercício (o exercício físico causa uma fadiga saudável, aliviando a tensão muscular)
-Ligar para aquela amiga palhaça que a faça rir do mundo. (Todo mundo tem uma amiga palhaça!)
-Bolsas de água quente + chazinhos de camomila + comprimido + repouso = a combinação perfeita.
O mais importante é não se deixar abalar pela tensão pré-menstrual, buscando seja lá qual for o modo que te deixe em paz.

Para Refletir
Estava eu discutindo com um amigo quanto à existência das cólicas no período menstrual. Ele, sendo homem, não as compreende e chegou a uma conclusão séria a respeito: "-Não seriam as cólicas, um erro da natureza? Elas não deveriam ocorrer, ou então, não deveriam doer. Porque é um fenômeno natural e mensal a menstruação e assim, não deveria ser dolorido para a mulher." Achei a colocação maravilhosa. Não deveria, de fato. Mas, pensando bem... a natureza é sempre sábia. Deve haver algum motivo para aquela dor. Então respondi: "-Talvez seja um lembrete da natureza, em forma de punição, por não estarmos nos reproduzindo." "A natureza é sábia e cruel." Ele respondeu.

Um comentário:

Bianca Bibiano disse...

Clarita...estava pensando sobre isso esses dias.
Mas como diria a minha mµae, nós somos mais fortes e resistentes a dor graças a crueldade da natureza...
talvez isso console.

Bom texto.

Beijos