quarta-feira, 2 de abril de 2008

De saltos no poder.... e no viver

Chegou a minha vez de liberar a TMP neste universo, neste fantástico mundo das mulheres....vou trazer à lembrança de todas nós, algumas das mulheres que para mim foram fantásticas, por sua atuações, artísticas ou políticas, por suas vitórias e erros que muito ensinaram.....elas que para mim e para a história da humanidade são/foram de fato fantásticas. Vamos começar pela música...quem nunca ouviu “Ne Me Quitte Pas” na voz de Edith Piaf , uma voz que toca no coração e arranca de nosso âmago qualquer ângustia e melancolia…o que dizer ainda da voz de Elis Regina, nossa brasileiríssima…voz doce e forte que encantou gerações e gerações….triste coincidência, ambas morreram intoxicadas por drogas, por loucuras, por música…..


A vida é embalada por canção….saudemos então, aquelas que defendem a vida, e em especial Zilda Arns Neumann, que desde de 1984 é fundadora da Pastoral da Criança, cuida e difundi o carinho às crianças em todo o Brasil. Em 2002 além de seus muitos prêmios foi eleita Heroína da Saúde Pública das Américas pela Organização Pan Americana de Saúde.... na ausência do Estado, a sociedade assume sua missão e D. Zilda há anos, junto de seus milhares de voluntários vêm salvando vidas......

E por falar em Estado e em direitos... agora lhes apresento algumas das mulheres que enfrentam os homens de terno, não só em Brasília, mas em todo o mundo.... Manuela D´Ávila aos 25 anos é chamada pelos corredores de Brasília de “musa” da Câmara, deputada federal mais votada nas últimas eleições, com 271,9 mil votos, Manuela cansou de reclamar do estado crítico que se encontrava o Brasil e passou a lutar por ele na prática....é meninas, esta gaúcha foi corajosa...mas as lista de representantes eleitas tanto no Senado quanto na Câmara, ainda estão bem desiguais, vejam só: há 468 deputados e 45 deputadas...vamos mudar isso !!

Vocês já ouviram falar em Ellen Gracie, esta carioca é Presidência do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça desde 2006, e ficará no cargo até o próximo dia 23. A Ministra vem enfrentanto a burocratização da justiça brasileira, abordando temas bastantes relevantes para a sociedade como o caso das células tronco....e mulher poderosa.

Mas enfim, mulheres poderosas não faltam por este mundo e lhes apresento algumas (cá entre nós, com bastante imparcialidade): na Argentina, Cristina Kirchner, no Chile Michele Bachelet, na Alemanha Angela Merkel, no Paraguai e nos EUA, duas mulheres disputam a eleição para a presidência, Blanca Ovelar e Hillary Clinton, e o que dizer da Rainha Elisabeth, que reina em pleno século XXI. Há aquelas ainda, que se utilizam além da inteligência e persipcácia, de outras maneiras para conquistar; além deste profissionalismo, as mulheres conquistam por seus olhares e decisões imprevisíveis, por suas palavras (ou várias palavras) e por seus gestos, pelo andar, pelo cruzar de pernas (alguém se lembra do “uniforme” de uma das mulheres mais poderosas do mundo – Condolezza Rice? Ou ainda de Sharon Stone nos cinemas?), elas conquistam pelo simples fato de serem mulher!

Na política, nos esportes, na literatura, no cinema, nas artes, enfim em todas as áreas, a mulher vem tomando seu lugar de direito e vai se livrando de um ranço cultural impregnado na cultura mundial, e em especial no Brasil.

Mulheres, mulheres...”é preciso ter força, é preciso ter graça é preciso ter gana sempre...quem traz no corpo esta marca, Maria, Maria mistura a dor e alegria”

Muitas são as Marias deste mundão que trabalham, estudam, alimentam seus filhos e maridos, mas Oxalá todas as mulheres pudessem ter a alegria de se sentirem realizadas, pudessem sentir o gozo da vida, escolher seus parceiros e não se submetessem a trabalhos e circunstâncias que tirem sua dignidade, sua alegria de viver.

Hoje fico por aqui, beijos
Karla





2 comentários:

Sula disse...

Karlinha!!! Gostei muito de organização que você fez das mulheres brasileiras em cargos importantes. Deveríamos como mulheres, apoiá-las mais.

Beijos Sula!!!

Bianca Bibiano disse...

bonito post Karla.
assim como a Sula, tbm gostei do jeito que vc citou tds elas.
não me lembraria de tantas...

beijosss