quarta-feira, 23 de abril de 2008

um desabafo....

No dia 22 de abril....ontem nós comemoramos o descobrimento do Brasil, certo? Não! errado, já sabemos que esta é uma farsa histórica, mas me pergunto, o que não é farsa neste país? Sabe aquele país alegre do carnaval, das praias bonitas, do "melhor" futebol do mundo, isto só existe na televisão e em tempo cronometrado...

Indignação? sim, com certeza: no feriado de Tiradentes (21 de abril), enquanto eu retornava de um compromisso, feliz por tê-lo cumprido com êxito, animada com as perspectivas para o futuro, caminhando debaixo da garoa fina e gélida da Paulista, tropecei em algo que à primeira vista me parecia um bicho, lixo ou entulho. Mas...o lixo...era uma criança que dormia na sarjeta. Ela não acordou, não se queixou, nem se mecheu...mecheu sim comigo, mecheu com o meu mundinho hipócrita de futura jornalista, que pensa em ecrever, publicar, mudar o mundo....fiquei ali, sem ação por alguns minutos olhando aquela criança e pensando o que fazer?

Levá-la para casa? dar-lhe comida, cama...mas e a mulher que a acompanhava? Continuei pensando...devo escrever para o Kassab, para os vereadores, para o Serra, para o Lula, para a mãe do PAC...para Deus?! reclamar para quem?? de quem?

O que será desta criança, quais são seus sonhos? E quanto à mãe, aquela jovem....quais são seus planos, o que a fez chegar àquela noite? o que pensa da vida, o que espera dela? Impotência e indignação, aquela garotinha com seus dois anos, de sono incrívelmente tranquilo em meio à paulicéia, que carrega consigo a falta de amor e compromisso de seus contemporâneos, muito me ensinou....ensinou que a vida nada vale, mas que é preciso viver... é preciso sobreviver e tentar modificar esta realidade dura e cruel.

Depois daquela cena (jamais me esquecerei daquele rosto) com a face molhada de garoa e lágrimas...caminhei até o ponto, e enquanto aguardava o meu transporte, me deparei com uma frase: "Jornalismo não existe para mudar as sociedades, seja o setor delas que for; jornalismo serve para despertar interesses chamar a atenção, tocar consciências", Sérgio de Souza.

Quero chamar atenção, quero que ouçam, que leiam... ei... precisamos acabar com isso, há sonhos se perdendo, vidas se acabando, que apliquem o capítulo 5° da nossa Constituição, vamos aplicá-lo, vamos cobrar sua aplicação:
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

Será que é utopia tocar consciências?.....aquela menina pobre, negra, abandonada pelo poder público, por mim e por você tocou a minha.

3 comentários:

Arábicas Blog disse...

Paulo, uma ajudinha para irrita-las: http://arabicas.blogspot.com/2008/04/mulheres-sauditas-so-mantidas-em.html

hahahaha zuera... o negocio e serio...

falowsss
Hugo

William Maia disse...

Não tinha terminado de ler o lide e já sabia que o texto era da Karla (a única pessoa séria desse Blog..huahuahua).

Agora sem brincadeiras, deve ter sido uma experiência marcante mesmo. E você escreve muito bem Karla, me transportou para a Av. Paulista da "gélida garoa"

Quanto a tocar consciências, não desista não! Tem muita gente na faculdade que já começa a vida profissional derrotado, achando que não dá pra fazer nada. Se todo mundo pensar dessa forma aonde vamos chegar?!

Ahh.. Entra no meu blog pô: http://paineldeumleitor.blogspot.com

Nem me linkaram. Deixa vocês (sic)!

Bianca Bibiano disse...

é, alguém precisa ser sério nesse blog.
gostaria de não me abalar cada vez que me deparo com a mesma cena q vc contou...acho que estoume tornando um pouco menos suscetivel a isso...o que é péssimo!

nos vemos na semana q vem.

beijos